Igualdade de gênero

Professora: Cassandra Krepel, 5º ano B. Escola Municipal Guaracy Paraná Vieira

A data comemorativa do dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e por diversos países, tornou-se uma excelente oportunidade para trabalhar em sala de aula a conscientização sobre a igualdade de gênero, a representatividade da mulher na sociedade e também celebrar suas conquistas no âmbito social, político, econômico e cultural ao longo dos anos.

O tema despertou a curiosidade dos alunos do 5º ano B, da Escola Municipal Guaracy Paraná Vieira, que participaram de atividades que envolveu a reflexão sobre o tema, promovendo a conscientização sobre o reconhecimento das lutas das mulheres por igualdade de oportunidades, a importância do respeito, e também discutir pontos relevantes sobre a valorização da figura feminina na atualidade, bem como inspirar meninas e adolescentes a acreditar no seu potencial e realização dos seus sonhos.

Durante suas pesquisas através de fontes históricas, os alunos constataram que a realidade de muitas mulheres foi marcado por discriminação e sofrimento, no entanto, o trabalho desenvolvido através da construção de uma linha do tempo sobre as conquistas femininas ao longo do tempo, percebeu-se que essa realidade foi se transformando, mas que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que mulheres sejam valorizadas por sua representatividade e capacidade.

Ao analisar dados estatísticos publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar de possuírem maior qualificação para o mercado de trabalho, muitas mulheres ainda não estão nos mesmos patamares de participação e remuneração que os homens.

Outras atividades desenvolvidas com os alunos envolveram a exibição de vídeos, que relatam a trajetória de algumas mulheres que marcaram época com sua força e determinação e que hoje se tornaram fonte de inspiração para muitas pessoas. Durante toda a semana foram promovidas rodas de conversa, produções textuais, confecção de cartazes ilustrativos, entrevistas com familiares, homenagens e exposição de trabalhos.

Com essas abordagens os alunos puderam explorar sua imaginação e criatividade, além de desenvolver habilidades de escuta ativa, oralidade e cooperação, além de promover atitudes de respeito e tolerância, bem como, a construção do pensamento crítico que possibilita o reconhecimento de que são agentes participantes e transformadores da sociedade.




















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ação contra a dengue mobiliza escola e Cemei em Ponta Grossa

Projeto finanças na escola