Projeto finanças na escola
Professora Edicléia Batista dos Santos, 4º ano B. Escola Municipal Guaracy Paraná Vieira.
Trabalhando com os alunos com o sistema monetário, surgiu as seguintes curiosidades:
Onde e como ganhar dinheiro?
Como podemos gastar? Como pagar?
Diante de todas essas curiosidades surgiu então a necessidade de aprofundar o conhecimento dos alunos de forma prática. Começamos a organizar a criação de um mercadinho, onde os alunos tivessem acesso ao dinheiro, e pudessem comprar e vender de forma ativa suas mercadorias.
Iniciou-se o projeto com a procura dos produtos que seriam usados para vender no mercado, todos embalagens de reciclados, montados e com muita criatividade restaurados, para serem usados no mercadinho, com todos os produtos higienizados, e prontos, foi realizado uma votação em sala, para nomear o mercado, foram cogitados vários nomes, como Bom Preço, Ataíde, San Martim, e com a maioria dos votos o que venceu foi o Mercado Guaracy.
E o grande dia chegou, a inauguração do mercado Guaracy foi um sucesso, todos os alunos participaram na compra e na venda dos produtos, trabalhando sempre as quatro operações, adição, subtração, multiplicação e divisão, com isso puderam entender o sistema monetário na prática. Esse trabalho foi realizado integralmente pelos alunos, de forma direta desde a construção do mercado, nomeação, compra e venda dos produtos.
Todos os alunos passaram pelo processo de vender e depois comprar, sempre tendo em mente os valores a serem pagos e cobrados, foi um atividade lúdica com muita diversão, mas ao mesmo tempo , muita aprendizagem.
Quando se trabalha a aprendizagem de forma diferente, faz com que os alunos se transformem em ativos, criadores de sua própria historia, traz o protagonismo deles a tona, e o resultado é simplesmente maravilhoso.
A forma de trabalhar finanças com eles, de uma forma diferente faz com que eles possam pensar no futuro, o que realmente precisamos comprar, devemos mesmo gastar, temos a necessidade deste produto. Com isso incentiva, os alunos a polparem, a economizarem seu dinheiro, usando-o de forma consciente.
Os alunos puderam desfrutar e descobrir como é um dia de mercado, sendo protagonista da historia, e deixando de ser o acompanhante, coisa que acontece com eles quando estão com seus pais.
É surpreendente como eles olham para o dinheiro sabendo que vai poder comprar, vender ou seja vai poder trabalhar com o dinheiro, muitas vezes realizar seu sonho, que talvez seja de um brinquedo novo, um carrinho, um alimento diferente, ou até mesmo um presente para sua mãe ou um ente querido.
É muito importante que as escolas incluam educação financeira no currículo , pois isso prepara os alunos para lidar com questões financeiras no futuro, a educação financeira pode contribuir para a formação de cidadãos mais responsáveis e preparados para lidar com o mundo real.
Finalizamos esse projeto entendendo que finanças se aprende na escola sim, e que temos o dever de ensinar os alunos a trabalharem com seu dinheiro, saber o momento certo para comprar, e também economizar, sempre agindo de forma consciente.
Trabalhando com os alunos com o sistema monetário, surgiu as seguintes curiosidades:
Onde e como ganhar dinheiro?
Como podemos gastar? Como pagar?
Diante de todas essas curiosidades surgiu então a necessidade de aprofundar o conhecimento dos alunos de forma prática. Começamos a organizar a criação de um mercadinho, onde os alunos tivessem acesso ao dinheiro, e pudessem comprar e vender de forma ativa suas mercadorias.
Iniciou-se o projeto com a procura dos produtos que seriam usados para vender no mercado, todos embalagens de reciclados, montados e com muita criatividade restaurados, para serem usados no mercadinho, com todos os produtos higienizados, e prontos, foi realizado uma votação em sala, para nomear o mercado, foram cogitados vários nomes, como Bom Preço, Ataíde, San Martim, e com a maioria dos votos o que venceu foi o Mercado Guaracy.
E o grande dia chegou, a inauguração do mercado Guaracy foi um sucesso, todos os alunos participaram na compra e na venda dos produtos, trabalhando sempre as quatro operações, adição, subtração, multiplicação e divisão, com isso puderam entender o sistema monetário na prática. Esse trabalho foi realizado integralmente pelos alunos, de forma direta desde a construção do mercado, nomeação, compra e venda dos produtos.
Todos os alunos passaram pelo processo de vender e depois comprar, sempre tendo em mente os valores a serem pagos e cobrados, foi um atividade lúdica com muita diversão, mas ao mesmo tempo , muita aprendizagem.
Quando se trabalha a aprendizagem de forma diferente, faz com que os alunos se transformem em ativos, criadores de sua própria historia, traz o protagonismo deles a tona, e o resultado é simplesmente maravilhoso.
A forma de trabalhar finanças com eles, de uma forma diferente faz com que eles possam pensar no futuro, o que realmente precisamos comprar, devemos mesmo gastar, temos a necessidade deste produto. Com isso incentiva, os alunos a polparem, a economizarem seu dinheiro, usando-o de forma consciente.
Os alunos puderam desfrutar e descobrir como é um dia de mercado, sendo protagonista da historia, e deixando de ser o acompanhante, coisa que acontece com eles quando estão com seus pais.
É surpreendente como eles olham para o dinheiro sabendo que vai poder comprar, vender ou seja vai poder trabalhar com o dinheiro, muitas vezes realizar seu sonho, que talvez seja de um brinquedo novo, um carrinho, um alimento diferente, ou até mesmo um presente para sua mãe ou um ente querido.
É muito importante que as escolas incluam educação financeira no currículo , pois isso prepara os alunos para lidar com questões financeiras no futuro, a educação financeira pode contribuir para a formação de cidadãos mais responsáveis e preparados para lidar com o mundo real.
Finalizamos esse projeto entendendo que finanças se aprende na escola sim, e que temos o dever de ensinar os alunos a trabalharem com seu dinheiro, saber o momento certo para comprar, e também economizar, sempre agindo de forma consciente.
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