Projeto educação para o trânsito: formando cidadãos conscientes
Professora Cassandra Krepel, 5º ano B. Escola Municipal Guaracy Paraná Vieira.
A educação para o trânsito é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis no trânsito. Neste sentido, os alunos do 5º B, da Escola Guaracy Paraná Vieira, participaram de uma série de atividades de introdução e consolidação desses princípios, pois é nesse período que as crianças começam a se tornar mais independentes e atentas ao mundo ao seu redor, sendo o momento ideal para começar a construir hábitos e valores que as acompanharão por toda a vida.
Durante os estudos os alunos aprenderam sobre a importância de respeitar as regras de tráfego, os sinais de trânsito e os direitos dos pedestres, que não só contribui para a segurança deles próprios, mas também para a segurança de toda a comunidade.
Através de estudos interdisciplinares e pesquisas realizadas os alunos analisaram atitudes positivas e negativas de motoristas e pedestres e suas possíveis consequências. Também discutimos em sala sobre a formação de valores como respeito, empatia e responsabilidade, em que os mesmos perceberam a importância de respeitar os outros usuários da via, de ceder passagem, de agir com gentileza e cortesia no trânsito.
Após os estudos em sala os alunos participaram de uma aula passeio na Escola Educativa de Trânsito do Departamento de Estradas e Rodagem da nossa cidade, onde puderam revisar alguns assuntos estudados em sala, como: a importância do uso do cinto de segurança, do capacete para os ciclistas, e dos dispositivos de retenção para crianças em veículos, hábitos simples, mas que podem salvar vidas e também puderam compreender a relação entre o trânsito e a sustentabilidade, poluição do ar e impactos do transporte no ecossistema.
Por fim, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o que aprenderam, por meio de uma simulação em um espaço educativo de forma segura e supervisionada.
Em suma, ao introduzir conceitos básicos de segurança, respeito e sustentabilidade desde cedo, estamos não apenas preparando as crianças para serem usuárias seguras das vias públicas, mas também contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa.
Durante os estudos os alunos aprenderam sobre a importância de respeitar as regras de tráfego, os sinais de trânsito e os direitos dos pedestres, que não só contribui para a segurança deles próprios, mas também para a segurança de toda a comunidade.
Através de estudos interdisciplinares e pesquisas realizadas os alunos analisaram atitudes positivas e negativas de motoristas e pedestres e suas possíveis consequências. Também discutimos em sala sobre a formação de valores como respeito, empatia e responsabilidade, em que os mesmos perceberam a importância de respeitar os outros usuários da via, de ceder passagem, de agir com gentileza e cortesia no trânsito.
Após os estudos em sala os alunos participaram de uma aula passeio na Escola Educativa de Trânsito do Departamento de Estradas e Rodagem da nossa cidade, onde puderam revisar alguns assuntos estudados em sala, como: a importância do uso do cinto de segurança, do capacete para os ciclistas, e dos dispositivos de retenção para crianças em veículos, hábitos simples, mas que podem salvar vidas e também puderam compreender a relação entre o trânsito e a sustentabilidade, poluição do ar e impactos do transporte no ecossistema.
Por fim, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o que aprenderam, por meio de uma simulação em um espaço educativo de forma segura e supervisionada.
Em suma, ao introduzir conceitos básicos de segurança, respeito e sustentabilidade desde cedo, estamos não apenas preparando as crianças para serem usuárias seguras das vias públicas, mas também contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa.
Comentários
Postar um comentário